Nina Coimbra

prisma

O sistema de móveis modulares “PRISMA” é uma criação da artista designer Nina Coimbra de 2016. Esta obra foi selecionada no prêmio “Natureza Viva” da FUNARTE Brasília em 2016 e é catalogada como patrimônio da cidade pelo IPHAN. "PRISMA" consiste em uma composição livre de bancos unitários em forma de losango. O losango, símbolo sagrado, invocado por Pitagóricos em seu juramento, expressa a reflexão da alma na natureza e como as potências espirituais do homem se traduzem em ações eficazes e úteis. Design é a arte do útil e aqui se expressa com sua forma essencial.

A característica modular da série permite que as peças sejam compostas com diversas configurações, produzindo uma variedade de desenhos pelo alinhamento e empilhamento. Através do empilhamento cria-se o encosto para os assentos de base, alinhando-os cria-se espaço para o descanso na horizontal.

As formas são intercaladas e penetradas pelas suas frestas com a vegetação escolhida, própria do bioma cerrado. Prisma é uma representação do diálogo que surge com a nova capital: o contraste entre o concreto e a natureza torta.

A artista se interessa em ver o tempo agir sobre a peça. A vegetação que naturalmente quebrará as barreiras da geometria, as histórias que serão protagonizadas ali e as eventuais marcas de acidentes que marcarão o espaço como cicatriz.

Uma árvore de grande porte é essencial para criar sombra e a possibilidade de se utilizar o espaço nas horas mais quentes do dia. Prisma é uma espécie de oásis para os transeuntes que por ali passam.

Quando visto de longe ou de cima o banco remeterá a um padrão da geometria sagrada, como aqueles observados tanto em grandes quanto em microscópicos sistemas do universo.